Liderança indígena, Alessandra Korap critica educação indígena do estado: "alunos abandonados"

Indígenas do sul do Pará estão realizando um protesto em frente à Secretaria de Educação (SEDUC) contra o Governo do Pará, que, segundo os manifestantes, pretende acabar com o Sistema Modular de Ensino (Some) na educação escolar indígena.

Foto: BBC

Foto: BBC

Indígenas do sul do Pará estão realizando um protesto em frente à Secretaria de Educação (SEDUC) contra o Governo do Pará, que, segundo os manifestantes, pretende acabar com o Sistema Modular de Ensino (Some) na educação escolar indígena. O Some é considerado essencial para a manutenção do ensino nas aldeias.

Estão presentes na manifestação lideranças dos povos Munduruku, Tembé, Xikrim, Borari, Arupim e outros. Mais de 100 indígenas participam do protesto contra o fim do Sistema Modular de Ensino (Some).

Alessandra Korap, liderança do povo Munduruku, denuncia o abandono por parte do governo nas aldeias, destacando que a educação precária já é uma realidade enfrentada há muito tempo. Segundo ela, o Governo do Pará estaria utilizando o nome dos povos indígenas para obter benefícios relacionados a créditos de carbono e parcerias com algumas ONGs.

Confia o vídeo:

Vídeo: Reprodução

Professores do estado também participam da manifestação

Professores estaduais também participam da manifestação, denunciando cortes e mudanças que comprometem suas condições de trabalho e a qualidade do ensino público. Eles pretendem usar o ato para pressionar por políticas públicas que valorizem a categoria e assegurem os direitos dos profissionais da educação.

Como já informado pelo Portal Estado do Pará On-line (EPOL), a manifestação de hoje tem um forte simbolismo ao relembrar o episódio de repressão violenta ocorrido no ano passado em frente à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Na ocasião, professores foram alvos de disparos da Polícia Militar durante um protesto contra a aprovação do Projeto de Lei que tratava da Nova Carreira do Magistério.

Leia Também:

https://estadodoparaonline.com/wp-admin/post.php?post=86410&action=edit