Panela histórica: Marabá celebra sua cultura gastronômica

Na próxima sexta-feira (1), o Museu Municipal Francisco Coelho, em Marabá, recebe o evento de lançamento do projeto "Panela Histórica: Memória Gastronômica da Cidade de Marabá", com uma rica programação gratuita que explora a cultura culinária da região.

Panela histórica: Marabá celebra sua cultura gastronômica

Na próxima sexta-feira (1), o Museu Municipal Francisco Coelho, em Marabá, recebe o evento de lançamento do projeto "Panela Histórica: Memória Gastronômica da Cidade de Marabá", com uma rica programação gratuita que explora a cultura culinária da região. Além do lançamento do livro, que reúne receitas e memórias locais, o evento conta com um média-metragem e uma exposição fotográfica que celebram a tradição gastronômica marabaense.

Na Praça Duque de Caxias, uma feira gastronômica oferece ao público pratos típicos como marizabel, quibe assado, bolo e biscoitos de castanha, além de outras delícias destacadas no projeto. O evento é embalada por apresentações de artistas locais, como Jorginho Rophá, Nenzinha, e pelo Boi-Bumbá Flor do Campo, proporcionando uma imersão completa nos sabores e sons da cultura local.

Foto: Walda Marques

O projeto "Panela Histórica" é idealizado pelo Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA) e conta com o apoio do Carrefour e da Milplan Engenharia, por meio da Lei Rouanet. O livro "Panela Histórica", redigido pelo jornalista Pascoal Gemaque, documenta as memórias e receitas que compõem essa rica tradição. O projeto também conta com um filme, dirigido por Júnior Braga, que ilustra as histórias e receitas dos moradores, além de uma exposição fotográfica pela fotógrafa Walda Marques.

"O Panela Histórica é uma celebração das raízes de Marabá, que resgata memórias culinárias através das receitas e histórias de quem ajudou a formar a identidade gastronômica local", afirma Liane Gaby, presidente do Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA) e idealizadora do projeto. "Queremos que cada visitante experimente a tradição marabaense em todas as suas nuances, desde o sabor até a narrativa histórica", conclui.

Foto: Walda Marques

Programação cultural e gastronômica
18h30 – DJ Júnior Batidão (Palco/Praça Duque de Caxias)
19h00 – Lançamento do Livro (Museu)
19h30 – Bate-papo sobre o projeto (Museu)
20h00 – 1ª sessão do Filme e abertura da Exposição (Museu)
20h às 21h – Feira Gastronômica com DJ Júnior Batidão (Praça Duque de Caxias)
20h30 – 2ª exibição do Filme (Museu)
21h00 – Apresentação do Boi-Bumbá Flor do Campo (Palco/Praça Duque de Caxias)
21h30 – Show com Jorginho Rophá (Palco/Praça Duque de Caxias)
22h30 – Show com Nenzinha (Palco/Praça Duque de Caxias)

O evento promete ser uma verdadeira viagem pelos sabores e histórias que fazem parte da identidade de Marabá, celebrando a rica herança cultural da cidade.